Por que todo ano a Dash é eleita a melhor dieta do mundo

  • 14/06
  • Receitas & Dietas

barriga-chapada© image/jpeg barriga-chapada

 

Nem todas as dietas são iguais e nem todas têm vida longa – muitas desaparecem depois de dois ou três verões. A Dash (termo em inglês que significa “dieta para combater a hipertensão”) não só existe há duas décadas como se mantém por dois anos consecutivos no topo da lista das melhores dietas do mundo – embora provavelmente você nunca nem tenha ouvido falar dela. A pedido da US News & World Report (publicação online de rankings de diversas áreas), médicos e nutricionistas de instituições renomadas, como as universidades americanas Johns Hopkins e Harvard, avaliaram 38 programas de alimentação no segundo semestre de 2016, e a Dash, mais uma vez, ficou em primeiro lugar. O ponto forte é cumprir de maneira eficaz o principal objetivo: combater a hipertensão e proteger o coração. Fácil de ser seguido, o menu acompanha as regras da boa nutrição e garante uma perda de peso sustentável. Portanto, não são apenas as pessoas hipertensas que se beneficiam do programa. Ele é procurado por muita gente interessada em emagrecer sem fazer grandes restrições, se possível com direito a massa e doce. Sim, a Dash permite!

 

SEM PRESSÃO

 

É verdade: você pode comer até brigadeiro. Mas, no dia a dia, a dieta incentiva o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, leite e derivados com baixo teor de gordura. “São alimentos que melhoram o aporte de potássio, magnésio, cálcio, proteína e fibras – micronutrientes que estimulam o bom funcionamento do metabolismo”, explica o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. Conclusão: só com essas mudanças você já se sente um pouco mais leve. Calma, ainda não acabou. Reduzir as gorduras em geral (as boas incluídas) e os produtos industrializados com muito sódio são outras duas estratégias do método para controlar a pressão e que também favorecem a perda de peso. Mas não se iluda com a fórmula perfeita. Mesmo a the best diet pode não oferecer tudo de que você precisa para vencer a balança, pois existe uma palavrinha a ser respeitada: individualidade. “A Dash é um programa alimentar equilibrado, não há dúvida. Mas, dependendo da pessoa, são necessárias adaptações”, diz a nutricionista Marcia Gowdak, da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Então fique atenta aos sinais do seu organismo para não se decepcionar nem ter uma surpresa ruim lá na frente.

Veja também: Dieta do zodíaco: as melhores estratégias de acordo com seu signo

 

NA SUA MEDIDA

 

Se o seu objetivo, além de melhorar a saúde, é enxugar medidas, você pode reduzir o valor energético. De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos, que ajudou a desenvolver a dieta, associar exercícios físicos facilita o emagrecimento. Por isso uma versão atualizada estabelece um total diário de 1 500 calorias – um número confortável para uma mulher que caminha pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana e que oferece uma boa (e realista) estimativa de perda de peso: 500 gramas por semana, 2 quilos em um mês. Não, ninguém falou que seria uma mudança rápida. Mas a Dash é considerada premium justamente por proporcionar um emagrecimento saudável e, igualmente importante, sustentável. Embarque nessa se você quer dar um upgrade nos resultados dos seus exames, afastar os riscos de doenças e ver o jeans fechar sem esforço para sempre.

 

As mais votadas depois da melhor

 

Elas valorizam as opções minimamente processadas e não proíbem nenhum grupo alimentar. Conheça as dietas que também ganharam destaque no ranking geral da US News & World Report em 2016.

MEDITERRÂNEA

Objetivo: reduzir peso, melhorar a saúde do coração e do cérebro, prevenir o câncer e o diabetes. Como funciona: não é propriamente uma dieta, mas um estilo de alimentação. Enfatiza o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, castanhas, azeite, ervas e temperos, peixe/frutos do mar algumas vezes na semana, frango, ovos, laticínios com moderação, poucos doces e carne vermelha esporadicamente.

MIND

Objetivo: prevenir Alzheimer. Como funciona: estimula o consumo de dez grupos alimentares – todas as folhas verdes e legumes, castanhas, frutas vermelhas, feijões, grãos integrais, peixe, frango, azeite extravirgem e vinho (apenas uma taça por dia para as mulheres). Evita (não proíbe) alimentos de cinco grupos: carne vermelha, manteiga e margarina, queijos, doces e frituras/fast-food.

FLEXITARIAN

Objetivo: reduzir peso e melhorar a saúde em geral. Como funciona: prioriza a proteína vegetal (tofu, ovos, feijões e castanhas), frutas e vegetais, grãos integrais, laticínios, açúcar e pimenta.

VIGILANTES DO PESO

Objetivo: reduzir peso. Como funciona: une dois sistemas – o ProPontos (permite uma cota diária de pontos) e o Express (libera uma lista de alimentos plenos, que promovem saciedade. Estimula a prática de exercício.

E mais: Cardápio detox de 1 semana para incluir as pancs na dieta

CLÍNICA MAYO

Objetivo: reduzir peso. Como funciona: a fase 1 foca em 15 hábitos saudáveis adquiridos aos poucos. Na 2, entra o controle de calorias. O menu é rico em hortaliças, proteínas magras e grãos.

TLC

Objetivo: controlar o colesterol. Como funciona: limita as gorduras a menos de 7% das calorias diárias. Libera porções moderadas de carne e lácteos. Quatro porções de frutas e cinco de vegetais; de seis a 11 porções de grãos integrais.

Cadastre-se e receba um VALE DESCONTO